córrego

tem aquela ponte sobre o córrego
atrás do ru
todo aquele concreto, em cima de tão pouca água
fico pensando
me dá vontade

de entrar no menor barco
do mundo
seguir o curso do córrego, correr longe
nas veias-mangue
dessa cidade

até lembrar que floripa é uma ilha
grande, mas ilha
e a casan me levar até ali do lado
(na beira-mar sul, talvez)
não muito longe
de onde comecei

tem aquela tartaruga que mora
sob a ponte
(sobre o córrego, atrás do ru)
e eu paro pra vê-la, toda vez que ali passo
fico pensando
acho que eu queria

é entrar no menor barco
atrás dela
estender a mão pesada, confessar
que penso nela
todos os dias

até lembrar que tartaruga é bicho
—pareço gente,
(sobre o córrego, indo pro ru)
mas, no barco, pareço inseto—
e numa bocada rápida
seguir o curso

(do córrego)
(da ufsc)
(da vida)